BANCO COMUNITÁRIO

por Guilherme Samel

Pessoal, depois de ter visitado a loja de lâmpadas led, ter pesquisado um pouco e montado uma tabela para entender o investimento, visto que é um investimento alto, mas que se paga, que em residências onde o consumo costuma ser mais baixo que no comércio, instituições de ensino, etc, o prazo para investimento se pagar ainda é bastante longo, que junto com outras mudanças (como aquecimento d'água com o sol) do nosso sistema/estrutura de eletricidade comum dos dias de hoje viabilizaria o uso de placas solares (investimento que se paga mas alto também), dormi com o seguinte:

- Pegando o exemplo das lâmpadas led (ver 'energia elétrica' no menu 'ecológico'), segundo essa tabela (a ser revisada por amigos engenheiros, arquitetos, economistas) o investimento inicial para a troca de três lâmpadas é de 600 reais. Possibilidade A: se cada um colocar 100 reais por mês, em 6 pessoas, financiamos a instalção de lâmpadas leds nas nossas casas, uma por mês. Como parece? Possibilidade B: mesmo raciocínio com 12 pessoas, 50 reais por mês. Possibilidade C: 12 pessoas, 100 reais por mês, 2 instalações por mês (praticamente mesmo raciocínio da A mas com pequena diferença). As possibilidades são de todos os tipos.

Conhecem o chamado Banco dos Pobres, ou banco social Grameen? Foi fundando pelo Muhammad Yunus, ganhador de Nobel da Paz, conhecido e estudado no mundo todo. No Brasil uma garota bem nova começou o Banco Pérola. Veja os links se interessar:
Isto nos daria experiência para ensinar outras pessoas, mesmo de fora da intervila, como aplicar este método, seja na área da agricultura, educação, etc. O Banco Pérola parece já ter uma boa experiência.

Que acham?

0 comentários: