HORTA DO MACIEL

por Guilherme Samel

Terça passada passei pela horta do Maciel (imagens na postagem anterior com o mesmo nome) e parei ali para ver e conversar com ele. Realmente está andando bem.

Brinquei com ele que ele não 'botou uma fé' na história de cobrir a terra com folhas secas e outros detalhes que compartilhei com ele que uma técnica chamada Permacultura costuma dizer. No tom de brincadeira mesma, pois se o que ele está fazendo está dando certo.. maravilha. Mas mencionei, 'puxa, eu acho que se você experimentasse, num canto como este aqui, cobrir a terra com folhas, depois da primeira chuva, uns dois ou três dias depois, eu acho que se fóssemos ver a diferença de humidade para a parte da horta sem cobertura.. iríamos ver uma diferença boa'. Não sei se ele tinha acabado de passar pela experiência de pensar algo como, 'puxa.. como precisa regar essa horta.. como seca rápido..', mas na hora ele falou empolgado, 'puxa, dessa vez eu vou tentar sim'. E como estava animado mesmo e ali do lado, na pracinha mesmo, tem um monte grande de folhas que parece ser dos jardins das casas do bairro, como se esperando juntar o suficiente para chamar uma caçamba, perguntei: 'posso pegar um pouco daquelas folhas para fazermos o teste', eles respondendo animado que sim, perguntei de novo, algumas vezes na verdade, preocupado se ele não estava sendo 'só' simpático. Coloquei num canto para servir como um experimento e quando vi ele já tinha colocado em todo o canteiro! Hehehe... Vamos ver.. boa essa sensação de estarmos pensando juntos, experimentando juntos, aprendendo juntos e contribuindo de uma forma bem simples e positiva para a cultura local.

Pensei em trazer de volta a postagem inicial da horta do Maciel e mais essa de hoje não como uma ação da dimensão ecológica, pois não é uma ação minha de fazer uma horta, nem como desta horta (ainda!! heheh.. segunda intenções, pelo menos um pé de alface um dia... heheheh..), mas como uma pequena ação da dimensão social, interação social no caminho e princípios da intervila. Que acham?

Pensei em colocar um marcador/categoria 'Hortas dos meus vizinhos'. Que acham? Abraço!

0 comentários: