SERPENTINA DE APARTAMENTO - parte 2

Antes de ontem fiz aquele mesmo experimento só que agora:
- com uma caixa d'água maior, de 10 litros
- cronometrando os tempos de fervura com e sem a serpentina

Material utilizado:
- tanque d'água de 10 L
- mangueiras de nível de construção (baratas e para o experimento dão conta)
- tubo de cobre que enrolado vira a serpentina
- bule de 2L
- cronômetro


EXPERIMENTO 1: 

Fervura sem a serpentina:
- 2L d'água
- 15min16seg

EXPERIMENTO 2

Fervura com serpetina
- 2L d'água no bule (em todos experimentos)
- 10L d'água na caixa d'água e mangueiras de início, mais 2,5L acrescentados aos 2min30seg para que a mangueira de entrada da água quente ficasse debaixo d'água e assim não entrasse ar no sistema. Ainda assim entrava.. o que precisa ser melhorado em uma próxima tentativa.
- Fogo alto (em todos os experimentos)

Entre 2 e 3 minutos em todos experimentos a água já começa a circular no sistema de mangueiras.

Como pode ver o bule ou panela estão muito mais altos que se estivessem direto na grade do próprio fogão. Uma idéia é que a própria grade do fogão seja de serpentina, ou vice versa. 

- Tempo de fervura: 25min12seg
- Aproximadamente 10min mais tarde que a fervura (ou cozimento em outros casos) sem este sistema de serpentina, deste jeito. Aproximadamente 66% de atraso.
- Mas a água do galão (caixa d'água) ficou MUITO quente. Aproximadamente o 1/10 de baixo estava frio, os 2/10 seguintes morno, os 4/10 seguintes quente e os 3/10 de cima estavam queimando a minha mão.


EXPERIMENTO 3

Sem a grade de ferro do fogão. Serpentina direto na boca do fogão. Cobre é um material difícil de ser moldado em casa, sem ferramentas apropriadas.  Assim neste experimento o bule não estava no nível (todo plano), mas 'um pouco' inclinado...


- Tempo de fervura: 20min20seg. Melhorou.
- Mas a água da caixa d'água não esquentou tanto: eu diria que o 2/10 de baixo estava fria, os 2/10 seguintes morna e os 6/10 de cima, quente.
- A conexão da mangueira da água fria com a serpentina se soltou no meio do experimento, em um dos 'estouros' de fervura da água da serpentina. E por mais que eu tenha colocado de volta e segurado com um pano para não sair de novo, ainda assim ali vasava ar, calor. Acredito que preciso fazer este experimento mais uma vez passando uma fita de uma forma que garanta que não vase ar e calor do sistema. Pode ser que dê resultados (temperatura da água da caixa e tempo de fervura) melhores.

Aqui eu tento mostrar a altura que as panelas ficam da forma que os fogões são projetados. Deve ser onde melhor esquenta. Temos calor (energia) disperdiçado no entorno das panelas também.. 

0 comentários: