AQUECIMENTO SOLAR PARA PRÉDIOS ANTIGOS

por Guilherme Samel

Conversei agora por telefone com um representante de aquecedores solares sobre a viabilidade de um projeto para um edifício antigo, com sistema convencional.

Por cima, um prazo para o investimento se pagar é de 8 a 10 anos.

Tendo um aquecedor solar para todo o edifício, é possível ter um sistema conjugado com um apoio à gás mas que funcionaria como um boiler elétrico no próprio reservatório. Toda água, 2000L, fica sendo aquecida o dia todo, um consumo de gás ou eletricidade bastante alto. 

A minha idéia era ter um aquecedor solar central, para todo o prédio, e cada apartamento tivesse um aquecedor à gás que seria usado de acordo com a temperatura da água pós mais ou menos ser aquecida pelo sol. Seria o sistema perfeito. Mas não há tecnologia para isso, aquecedores à gás com um termostato que medisse a temperatura da água de entrada, pós aquecimento solar de acordo com a hora e a quantidade de luz solar do dia, e então cosumisse apenas a quantidade gás necessária.

A solucão possível neste momento, pelo que conversamos pelo telefone e estamos tentando marcar uma conversa no escritório dele para conversarmos com os projetos já executados por ele em mãos, é ter o aquecedor solar central e nos apartamentos seguirmos com chuveiros elétricos só que destes que podemos regular a temperatura não apenas em fria (consumo zero), morna (consumo médio) e quente (consumo alto), mas com uma graduacão maior. 

Ele ficou animado com a idéia, dizendo que aí funcionará muito bem, a economia (de eletricidade, áreas de inundacão de florestas para as hidrelétricas) será a maior possível.

0 comentários: